Podemos dizer que é a avaliação que a pessoa faz das diferentes representações que tem de si mesmo.
“ATRAVÉS DO BRINCAR E DAS BRINCADEIRAS, A CRIANÇA ESTABELECE SEU CONTROLE INTERIOR, SUA AUTO-ESTIMA E DESENVOLVE RELAÇÕES DE CONFIANÇA CONSIGO MESMA E COM OS OUTROS”.
(GABARDINO)
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA:
A surdez pode ser classificada em 4 categorias:
Surdez leve: Perda auditiva entre 20dc e 40dc .
Surdez média: Perda auditiva entre 40dc e 70dc .
Surdez severa: Perda auditiva entre 70dc e 90dc .
Surdez profunda: Perda auditiva acima de 90dc .
Relação Professor/aluno:
* Não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar
* Acene para a pessoa surda quando ela não estiver prestando atenção em você. Outra saída é tocar o seu braço.
* Quando estiver falando com ela, fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras.
* Use um tom normal de voz. Gritar nunca adianta.
* Fale diretamente com a pessoa, nunca do lado ou atrás dela.
* Enquanto estiver conversando, mantenha sempre contato visual, se você desviar o olhar a pessoa surda pode achar que a conversa terminou.
* Lembre-se que a pessoa surda pode e deve participar de qualquer atividade proposta, pois a deficiência auditiva não a impede.
* Devemos estar atentos à comunicação, que é o problema principal aqui.
* Devemos sempre colocá-los na frente da turma.
* Falar de forma lenta, pois há alunos que conseguem ler os movimentos dos lábios. O professor deve falar o mais claro possível, evitando ficar de costas para eles.
* Lembrar que o ritmo da criança com deficiência auditiva e menor, pois necessita de um tempo para entender o que o professor fala. (Entendendo é tão rápido quando qualquer um).
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL:
Os deficientes visuais são aqueles cujas perdas visuais parciais ou totais, após melhor correção ótica ou cirúrgica, limitem seu desempenho normal.
Podemos classificar as dificuldades visuais em dois tipos:
Deficiência visual total: Onde há perda total ou resíduo mínimo de visão.
Deficiência visual parcial: Onde há resíduos visuais ou de luminosidade.
Relação Professor/aluno:
* Não criar baixa expectativa apenas com base na deficiência.
* Descrever as atividades com clareza, pois o aluno precisará entendê-las para executá-las.
* Caso sua ajuda se faça necessária, coloque a mão da criança no seu cotovelo dobrado. Ela deverá acompanhar o movimento do seu corpo enquanto você vai andando.
* Ampliar o tempo disponível para cada atividade.
* Avisar sempre sobre o espaço destinado a atividade, se possui piso escorregadio, buracos ou obstáculos.
* Empregue um tom de voz natural e não pense que o aluno tem algum grau de surdez.
* Ajude só na medida do necessário.
* O professor deverá ter um comportamento o mais natural possível, não devendo superproteger o aluno, muito menos ignorá-lo. E sim tratar a pessoa com respeito e consideração.
* O professor deverá ter um comportamento o mais natural possível, não devendo superproteger o aluno, muito menos ignorá-lo. E sim tratar a pessoa com respeito e consideração.
* Deixe que a pessoa resolva como quer ou como pode participar.
* Quando terminar a atividade avise sempre o deficiente visual.
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA OU MOTORA:
São considerados deficientes motores as pessoas com perda total ou parcial da capacidade motora ocasionada por acidente diversos e/ou lesão cerebral.
A deficiência física pode ser classificada em 5 categorias:
Monoplegia: paralisia em apenas um membro do corpo.
Hemiplegia: Paralisia total das funções de um dos lados do corpo.
Paraplegia: Paralisia da cintura para baixo comprometendo as funções das pernas.
Tetraplegia: Paralisia do pescoço para baixo comprometendo as funções dos braços e das pernas.
Amputação: Falta total ou parcial de um ou mais membros do corpo.
Relação Professor/aluno:
* Se a pessoa usar uma cadeira de rodas, não fale por muito tempo dando explicações demoradas, pois é incomodo ficar olhando para cima por muito tempo. Se for possível lembre-se de se sentar.
* A cadeira de rodas é parte do espaço corporal da pessoa quase uma extensão de seu corpo. Procure não segurar na cadeira.
* Nunca movimente a cadeira sem pedir permissão à pessoa.
* Quando escolher outra pessoa para empurrar a cadeira explique que terá que fazer com cuidado.
* O aluno com deficiência física poderá participar de qualquer atividade desde que seja empurrado por alguém.
* Pessoa com paralisia cerebral podem ter dificuldades para andar. São pessoa comuns como você. Geralmente tem inteligência normal.
* Se você não entender o que um Portador de paralisia cerebral diz, peça para repetir, pois isso é importante para que ele exercite a fala, e possa se comunicar com todos.
Quando você encontrar um Paralisado Cerebral, pode se portar da seguinte maneira:
O paralisado cerebral tem necessidades específicas, por causa de suas diferenças individuais. Para lidar com este grupo de pessoas, temos as seguintes sugestões:
* É muito importante respeitar o ritmo do PC, geralmente ele é mais vagaroso naquilo que faz, como andar, falar, pegar as coisas, etc.
* Tenha paciência ao ouvi-lo, pois a grande maioria tem dificuldade na fala. * Há pessoas que confundem esta dificuldade e seu ritmo lento com a deficiência mental.
* Não trate o PC como uma criança ou incapaz. Ele é capaz de raciocinar e agir como as demais pessoas.
* Lembre-se que o PC não é um portador de uma doença grave contagiosa, porque a paralisia cerebral é fruto de uma lesão cerebral, portanto, não é doença e nem muito menos transmissível.
* Ajude o PC quando este lhe pedir e, pergunte o que deve ser feito e como. Muitas vezes, ele tem o seu modo de fazer as coisas e a "ajuda" o atrapalha e/ou inibe.
* Faça o possível para não olhá-lo com pena ou repulsa ou como se estivesse vendo um extraterrestre .Ele é humano. As palavras chave para lidar com o PC são: paciência e respeito.
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL:

Pessoas com padrão intelectual reduzido, consideravelmente abaixo da media normal.

Relação Professor/aluno:
* Agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência mental.
* Se for criança trate como criança, se for adolescente, trate-a como adolescente, se for uma pessoa adulta, trate-a como tal. Infantilizar não irá ajudar ao aluno.
* Não as ignore. Cumprimente e despeça-se delas normalmente, como faria com qualquer pessoa.
* Não superproteja. Deixe que ela faça ou tente fazer sozinha tudo o que puder. Ajude apenas quando for estritamente necessário.
* Não subestime a sua inteligência. O ritmo delas é mais lento, mais podem adquirir muitas habilidades quando ensinadas (aliás como qualquer pessoa).
* São muito carinhosas.
* Deficiência mental não deve ser confundida com doença mental.
ALUNO COM AUTISMO:

Características:
* Resiste ao aprendizado.
* Hiperatividade física.
* Apego exagerado a objetos.
* Não encara as pessoas nos olhos (Não mantém contato visual).
* As mudanças de rotina os desagrada.
* Dificuldade de interação com outras crianças.
* Parece surdo.
* Não tem medo do perigo eminente.
* Dá risada sem motivos aparentes.
* Às vezes é agressivo e destrutivo (Se autoflagela).
* Resiste ao contato físico.
Para reconhecermos uma criança Autista podemos nos basear em um conjunto de características, que quando persistentes demonstram uma grande possibilidade de Autismo:
* Não se mistura com outras crianças.
* Age como se fosse surdo.
* Repete palavras ou frases (ecolalia).
MITOS
* TODO MUDO É SURDO.
* TODA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL TEM TENDÊNCIA PARA MÚSICA.
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