sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Em busca de uma Escola Plural












Uma sociedade para Todos visa:

* Celebração das Diferenças,
* Direito de pertencer,
* Valorização da diversidade humana,
* Qualidade de vida para todos,
* Direito à felicidade,
* Soma das minoras criando uma maioria absoluta.

BENEFÍCIOS DA INCLUSÃO:
São inúmeros , pois quando se participa junto com outras pessoas acontece um aumento da auto-estima, melhoria da competência física e social e também um aumento na variedade de modelos sociais propiciados pela diversidade dos participantes.

BENEFÍCIOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA:
* Modelos adequados nos colegas.
* Assistência por parte dos colegas de turma.
* A criança cresce e aprende a viver em ambientes de inclusão.
* Adquire cada vez mais independência e autonomia.
* Aprende a gostar da diversidade.
* Aprende a trabalhar em grupo.

BENEFÍCIOS PARA ESTUDANTES SEM DEFICIÊNCIA:
* A melhor forma de aprenderem com as diferenças individuais.
* Oportunidade para partilhar a aprendizagem.
* Diminuição da ansiedade face aos fracassos ou insucessos.
* Aprender a respeitar e valorizar o diferente.
* Tem acesso a uma gama bem mais ampla de papéis sociais.
* Perdem o medo e o preconceito em relação ao diferente.
* Desenvolvem valores como a cooperação e a tolerância.
* Adquirem senso de responsabilidade e melhoram o rendimento escolar.
* São melhores preparados para a vida, entendendo que as diferenças são enriquecedoras para o ser humano.

A Inclusão, como processo social amplo, vem acontecendo em todo o mundo, fato que vem se efetivando a partir da década de 50.
Segundo Sassaki ( 1997), a inclusão é a modificação da sociedade como pré-requisito para que a pessoa com deficiência possa buscar seu desenvolvimento e exercer a cidadania.
A escola como espaço inclusivo têm sido alvo de inúmeras reflexões e debates. A idéia da escola como espaço inclusivo nos remete às dimensões físicas e atitudinais que permeiam a área escolar, onde diversos elementos como a arquitetura, engenharia, transporte, acesso, experiências, conhecimentos, sentimentos, comportamentos, valores etc. coexistem, formando este locus extremamente complexo.
A grande polêmica está centrada na questão de como promover a inclusão na escola de forma responsável e competente

PAPEL DO EDUCADOR NA INCLUSÃO:
O Educador deve estar atento a alguns procedimentos:

  • Conhecer o grupo de pessoas, notar as necessidades e a partir daí, planejar;
  • Elevar gradativamente o grau de dificuldade das atividades;
  • Sempre demonstrar o exercício ou atividade, para que a criança possa ter uma visão global da tarefa a cumprir;
  • Evitar explicações complicadas e extensas ao iniciar;
  • Elogiar o acerto, mas nunca enfatizar o erro;
  • Sempre ao final da atividade, avaliá-la e se preciso transformá-la;
  • Conversar com todos os interessados (pais e pessoas que trabalhem com você), a respeito de sua conduta pedagógica;
  • Nunca improvise, planeje sempre;
  • Mantenha-se sempre atualizado, e se possível aprofunde-se no assunto, recorrendo à bibliografia existente;
  • Registre sempre as aulas, com fotos, filmagens e anotações (pois é uma ótima forma de avaliar o processo).
  • Na verdade se refletirmos sobre os procedimentos acima veremos que são indicados a todos os Educadores, sejam de inclusão ou não, pois nós Educadores somos co-responsáveis pela construção desse ser humano que chamamos de aluno.

COMO TRATAR UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA?

  • Devemos tratá-las como tratamos qualquer pessoa, entretanto, existem algumas atitudes que devemos evitar quando trabalhamos com pessoas com deficiências.
  • Trate a pessoa com deficiência da mesma forma como trataria qualquer pessoa, sem exageros e discriminações.
  • Nunca subestime o potencial de uma pessoa com deficiência, pois quando você pensa em suas limitações, ele pensa em como superá-las.
  • Converse com ela coisas interessantes e que não façam mal as partes.
  • Elogie sempre que houver um motivo real para isto. Evite elogios desnecessários.
  • Comunique-se sempre com ela, fazendo com que participe integralmente das atividades.
  • Seja natural com ela, sem demonstrar insegurança.
  • Cobre muito da pessoa com deficiência, pois geralmente ela é pouco exigida pelas pessoas. Sempre que é cobrada, ela se sente útil.
  • Use sempre estímulos motores da mesma forma como você usaria em uma pessoa qualquer, sem esquecer os fatores de segurança característicos e individuais de suas síndromes.
  • Devemos sempre comentar com ela os resultados que alcançou, para que possa corrigir eventuais falhas.
  • Uma pessoa com deficiência não pode se sentir inútil e descompromissada com as coisas que o cercam.

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

A participação do aluno portador de necessidades especiais na aula de educação física é muito importante para que ele desenvolva suas capacidades perceptivas, afetivas, de integração, e de inclusão social, favorecendo a sua autonomia e independência.

A aula deve ser um exercício de convivência onde as pessoas aprenderão a construir uma nova sociedade, sem discriminação, e com atitudes de solidariedade, respeito e aceitação, onde não haverá lugar para o preconceito e a exclusão.

Em breve algumas dicas de como proceder em sala com os alunos com deficiências. Aceitamos sugestões, comentários, críticas e participações;

Abraços Cooperativos,

Sylvia e Reinaldo Soler

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